I. Mesmo com todo o
falatório a respeito de The Immigrant ter sido o mais diferente
filme de James Gray, o próprio parece ter-nos preparado para ele
desde sua primeira película.
O diretor sempre
retratou a realidade dos estrangeiros na América, desde Little
Odessa (1994) há a desmistificação do sonho americano. O
deslocamento é a peça-chave da atuação de todas as personagens
principais e de suas respectivas famílias, muitas vezes, mostrando a
figura feminina como um pilar que une a todos. E esse deslocamento
não é presente só na atuação, mas em toda a construção do
filme, principalmente em sua iluminação.
A luz nos filmes de
James Gray sempre pende para um tom esverdeado, contrastando com tons
de amarelo e azul acinzentado, como a triste cena de sexo sem
intimidade no gélido terraço em Two Lovers (2008) que possui tons
frios e duros de azul. Em sua maioria, a preponderância ainda é da
meia-luz esverdeada, existe um grande cuidado com a iluminação e em
entrevista a Luís Miguel Oliveira, Gray admite seu cuidado exaustivo
com a luz e a cor de cada cena. E seu desejo de que isso fosse tomado
pelo inconsciente, que o espectador apenas sentisse a cor e não
enxergasse ela de fato.
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Two Lovers, 2008 |
Em The Immigrant, a
luz continua a mesma mas é diferente, sim, é difícil mesmo de
explicar, mas é como se ao invés de principalmente verde,
tivéssemos uma predominância maior do amarelo, em tons obscuros,
mesmo em tomadas externas. Procurando algumas coisas sobre teoria das
cores, encontrei uma definição que muito me agradou a respeito de
tons amarelos: Simboliza o ouro e com este, a força selvagem e a
arrogância. E sob certos aspectos psicológicos, a cor da raiva, do
atrevimento, dos impulsos e da falsidade. (…) Quando misturado com
preto adquire uma tonalidade escura, verdosa, bastante repulsiva.
Torna-se então a cor de menor popularidade, constituindo-se como
legítima representante do ciúme, doença, traição, indecência e desprezo. Personifica também, neste tom, o crime, a perversidade. Misturado com branco, lembra pavor e a covardia. Em séculos
passados, as casas de criminosos, traidores e ladrões foram pintadas
de amarelo.
Onde ela parece deslocada pela vulgaridade, a predominância do amarelo é clara.
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The Immigrant, 2013 |
II. James Gray discorda que seus filmes sejam lentos. E eu também.
III. Em Two Lovers, o
protagonista Leonard, também interpretado por Phoenix, tem uma
paixão platoniana por sua vizinha, Michelle. E a ronda de forma
amistosa e por vezes maníaca, sempre disponível e sempre por perto.
Da mesma forma que Bruno ronda Ewa, a mesma paixão de um homem com
sérios distúrbios emocionais por uma mulher profundamente imersa em
seus próprios problemas emocionais, misteriosa e com um enorme peso,
uma enorme tristeza.
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